OLIVEIRA, Jonathan RamosARAÚJO, Eduardo da SilvaMATSCHULAT, Josias2019-02-182019-02-182018-11-30https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4538A Escola Livre de Teoria Musical pretende enfrentar a falta de oferta de conhecimentos qualificados em música na região de Foz do Iguaçu. Num contexto de forte estratificação social, o conhecimento musical é oferecido apenas em escolas particulares ou associações, que os fornecem preferencialmente aos seus membros. Pretende-se, com o presente projeto, difundir o conhecimento musical na comunidade, atrair possíveis alunos para a UNILA e auxiliar, nessa atividade extracurricular, alunos com dificuldades, dispondo-os como monitores ou mesmo como alunos do projeto. Para tanto, neste semestre, duas turmas foram abertas, uma durante a semana, no período noturno, e outra com aulas aos sábados, no período vespertino, com duração ampliada, o que possibilita atender a diferentes segmentos da comunidade, com dinâmicas de aprendizado e disponibilidade de tempo variada. Ambas as turmas são de nível básico e entre os alunos nota-se forte diversidade, incluindo desde discentes da UNILA que não cursam música, bem como da comunidade trinacional, incluindo músicos práticos que não possuíam instrução formal sobre a música, oriundos de grupos religiosos. Nota-se também faixa etária significativamente ampla entre os matriculados nos cursos da Escola. Com o exposto, parece adequado afirmar que a Escola Livre de Teoria Musical vem cumprindo com seus objetivos iniciais, apoiando a democratização do acesso ao conhecimento musical de qualidade junto à comunidade de Foz do Iguaçu e região e atuando como ponte entre academia e sociedade.poropenAccessTeoria MusicalDemocratização de conhecimentos em músicaregião trinacionalSIEPESEUNIEscola livre de teoria musicalarticle