Moraes, Edvaldo TeixeiraBueno, Elza Sabino da Silva2017-03-092017-03-092013-11-07https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1429I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILANeste estudo fizemos uma análise da escolha vocabular e da sua importância na construção do sentido do texto de humor/piadas veiculadas em jornais, em que se ressalta o crescente avanço e o destaque que esse tipo de texto tem adquirido no gosto social e a importância de seu conteúdo na contribuição de reflexões sociais em sala de aula, apresentando problemas cotidianos e servindo de instrumento de amenização do jugo social e individual. As piadas se apresentam como fonte perene de conteúdo ideológico e se tornam acessíveis aos mais variados públicos, por tratar­se de textos breves, de fácil linguagem e temas conhecidos, tornando­se compreensível as diversas camadas sociais e no ensino aprendizagem de línguas.poropenAccessSociolinguísticaEnsinoJornalismoHumorEscolha vocabular como determinante na construção do sentido do texto humorístico e sua contribuição para o ensino aprendizagemconferenceObject