Carvalho, Túlio O.Mosca, Marcos AntonioFernandes, Thays Daniela de SouzaAraújo, Tainá Taiza de2017-09-292017-09-292014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2520Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A iniciação à docência promovida pelo PIBID traz uma oportunidade de questionamento e justificação para o ensino de conteúdos ditos mais formais no currículo de licenciatura em Matemática, se considerarmos dentre os objetivos do Ensino Básico de Matemática a compreensão de sua natureza dedutiva. Presentemente, ao parecer a muitos uma ciência acabada, entendimento que não compartilhamos, a Matemática afasta o interesse da maior parte dos alunos do Ensino Básico. Apesar disto, é possível trazer uma perspectiva histórica, notadamente com seus desenvolvimentos recentes em Teoria dos Números, promovendo maior interesse de todos os envolvidosporopenAccessFormação - docênciaMétodo dedutivoA atuação dos pibidianos como suavizadores do conflito teoria e prática, o caso da matemáticaconferenceObject