Silva, Kelly Vanessa Fernandes Dias daOliveira, Aline Figueiredo deFaria, Juliana CamposLipinski, Beatriz Bronislava2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2538Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo é um breve relato da experiência da primeira intervenção realizada na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, vinculados com o PIBID, do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Paranaguá. A intervenção foi realizada no primeiro semestre de 2014, na turma de 4o ano do ensino fundamental abordando o tema: "A diferença entre a água doce e a água salgada", com o objetivo principal de apresentar aos alunos conceitos de Física presentes no seu dia-a-dia. Considerando que a Física é uma disciplina não presente na grade curricular nas séries iniciais, esse projeto foi proposto para demonstrar em atividades dinâmicas os conceitos e fundamentos teóricos da forma mais simples possível para que os alunos do ensino fundamental sejam capazes de assimilar situações e problemas envolvidos na sociedade e no seu cotidianoporopenAccessFísicaÁguaDensidadeSéries iniciaisA diferença da água doce e água salgada: trabalhando conceitos de física com alunos do ensino fundamental pelo PIBIDconferenceObject