Bizarreta-Ortega, Julio CésarNamicela Gualán, Edwin Iván2022-08-192022-08-192019BIZARRETA-ORTEGA, Julio César; NAMICELA GUALAN, Edwin Iván. Ensino da evolução de voçorocas em areias no Aparato de Hidrología e Chuva (AHC). In: VI SEMAGEO, 2019, Foz do Iguaçu. Anais do VI SEMAGEO [...] Foz do Iguaçu: Nelson Fernandes Felipe Júnior (Org.), 2019. p. 144-154.9798676165598https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6759Regiões na América Latina e Brasil possuem problemas vinculados com a erosão de solos, principalmente as voçorocas, que atuam com maior intensidade em materiais com característica erosiva como os areais. No ensino das disciplinas da área de geociências e geotecnia, as visitas de campo mostram os rasgos dos processos erosivos, mas não podem sua evolução. Uma forma de potencializar o ensino é mediante a construção de modelos físicos que mostrem a evolução de uma voçoroca em um período curto. O presente trabalho propõe uma metodologia para a realização de um experimento para uma aula prática sobre voçorocas usando o aparato de hidrologia e chuva (AHC) da UNILA. O mencionado aparato consiste em um sistema fechado de um canal inclinado com simuladores de chuva na parte superior. A metodologia propõe a construção de um modelo físico de uma margem da voçoroca, representada por um talude íngreme e terraço de baixa inclinação, construído com areia compactada. O modelo permite simular os processos erosivos originado por chuvas de diferente intensidade, fluxos superficiais e subsuperficiais, por separado ou de forma conjunta, mostrando um potencial experimento para o ensino de voçorocas.porensino de geografiaaparato de hidrologia e chuvaexperimentos de voçorocaserosãoEnsino da Evolução de Voçorocas em Areias no Aparato de Hidrología e Chuva (AHC)conferenceObject