Souza, Deborah Raymann deTrevizan, Suelen Ariane Campiolo2018-01-292018-01-292014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3275Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Nesta comunicação, apresentaremos uma experiência de leitura da tragédia de Shakespeare, desenvolvida com uma turma de Ensino Médio durante nove aulas. Apresentaremos nossas estratégias, sobretudo com relação à compreensão da retórica complexa do dramaturgo pelos alunos, e os resultados obtidos. Nossa metodologia se baseia na sequência proposta por Rildo Cosson em Letramento literário (2007). Como motivação, projetamos o quadro Ofélia (1851-2), de John Everett Millais, e pedimos que os alunos escrevessem textos narrativos a partir da imagem. Com base em ideias recorrentes nessas redações introduzimos o imaginário trágico e romântico vinculado a Shakespeare e suas influências. Em seguida, lemos algumas cenas da peça com os alunos, esclarecendo o sentido de falas e acontecimentos decisivos. Por fim, para se expandir a interpretação, solicitamos que reescrevessem o final em forma de cena teatralporopenAccessWilliam Shakespeare (1564-1616) - dramaturgo e poeta inglêsHamlet Hamlet (1599-1602) - peça teatralUma proposta de leitura de Hamlet no ensino médioconferenceObject