Santa Cruz, Gustavo Catriel Esteban2024-11-052024-11-052024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8631Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O presente trabalho tem como objetivo analisar e conhecer qual a possível contribuição e importância da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da gamificação no âmbito educativo, especificamente no ensino de português como língua estrangeira (PLE) no município de Jardín América no estado de Misiones – Argentina. Com base teórica, o trabalho se ampara com análises das TDIC, da gamificação e do PLE. Primeiramente será apresentada a metodologia da pesquisa, na qual foi de abordagem qualitativa, na busca de conhecer a relação dos docentes e alunos e a motivação utilizada no ensino do português. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória no qual foi investigada e analisada a usabilidade das TDIC e a gamificação. Desta maneira, foi feita uma leitura e revisão de textos teóricos sobre o uso das ferramentas tecnológicas e jogos digitais no âmbito educativo e no ensino de PLE. Consequentemente os resultados encontrados refletem sobre a necessidade de formação e capacitação na área de TDIC e gamificação para utilizá-lo como recursos atraentes, significativos e transformadores. Este estudo contribui para um conhecimento da realidade do ensino de PLE, na cidade de Jardín América, como também para refletir a respeito da usabilidade e da formação continuada dos professores sob os aspectos das TDIC e gamificação.ptopenAccesstecnologia da informaçãogamificaçãoPortuguêsensino-aprendizagemcomunicação.Aspectos das TDIC e da Gamificação no ensino de português como língua estrangeira no município de Jardín América – Argentina.