Stefani, Viviane Cristina Garcia de2017-09-202017-09-202016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2477IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Esta comunicação tem como objetivo propor uma discussão acerca do uso do cinema como instrumento para ensinar espanhol, a partir do relato de uma experiência com formação continuada de professores de línguas estrangeiras de escola pública, em uma cidade do interior de São Paulo. Ao propormos e ministrarmos o curso de formação, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, pretendíamos analisar o impacto do uso do cinema como instrumento didático na prática dos docentes. Partimos dos pressupostos de que ensinar língua estrangeira por meio do cinema motiva o aprendente, auxilia no desenvolvimento das habilidades comunicativas e estimula o aprendizado autônomo. Durante as 30 horas de duração do curso, oferecemos aportes teóricos e práticos para dar subsídios aos professores para analisarem e prepararem atividades didáticas com conteúdo fílmico. Os participantes tiveram oportunidades de interação e troca de experiência, uma vez que todas as atividades preparadas eram compartilhadas e analisadas pelo grupo antes de serem aplicadas em sala de aula. Acompanhamos e orientamos a elaboração de material didático com conteúdo fílmico, bem como os resultados obtidos em sala de aula a partir da aplicação do material. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978, 1981; VYGOTSKY, 1998; ENGESTRÖM, 2009, 2011), que reconhece que todos somos fonte do saber e podemos agir de forma colaborativa para ampliar a construção de sentidosporopenAccessCinema - recurso didáticoFormação - docênciaO cinema como recurso didático na formação continuada de professores de espanhol da rede públicaconferenceObject