Mota, Maria Renata AlonsoGonçalves, Suzane da Rocha VieiraPereira, Cleusa Maria MoraesMarinho, Andriele dos SantosSouza, Anna LarissaMaciel, Dayanne de OliveiraAlmeida, Daniela de AlmeidaRibeiro, Lóry da SilveiraTarouco, Lisandra SoaresGarcia, Maiara MesquitaGomes, Ursula Silva Souza2018-06-192018-06-192017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3666Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO Ateliê da Infância, projeto que está vinculado ao Programa de Extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi proposto com o objetivo de oportunizar um espaço privilegiado para a brincadeirae a vivência de múltiplaslinguagens pelos bebês e crianças da Educação Infantil, bem como para a formação de professoras de creches epré-escolas da rede pública de ensino do Rio Grande - RS. Como procedimentos metodológicos foram definidas 10 ações desenvolvidas em 2016 e 2017. Dentre elas, destacamos as visitas realizadas pelas turmas de Educação Infantil ao Ateliê da Infância, que é planejado para que as crianças possam brincar e vivenciar múltiplas linguagens,tendo em vistaque as interações com outras crianças e adultos são possibilidades ricas de ampliação de conhecimentos nas mais diversas dimensões, como, estética, cultural, corporal, artística, oral, escrita, entre outras.Destacamos, ainda, as oficinas pedagógicas para professoras de Educação Infantil e estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Artes Visuais.A partir das oficinas realizadas e das visitas das escolas ao Ateliê,percebemos a contribuição deste espaço para as reflexões acerca da infância e da importância das múltiplas linguagens na Educação InfantilporopenAccessEducação InfantilFormação - docênciaO Ateliê da infância como espaço de interações e brincadeirasconferenceObject