Zabini, Franciele OliveiraUmbelino, Moacir2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2607Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Com a notória dificuldade em estabelecer uma relação entre as disciplinas para romper com a fragmentação do conhecimento presente nas mesmas, foi desenvolvido um trabalho de campo com os alunos do 9o ano na perspectiva interdisciplinar. O presente artigo objetiva compreender a interdisciplinaridade como possibilidade para superar a fragmentação do conhecimento, bem como perceber como a interdisciplinaridade pode ser desenvolvida num trabalho de campo. Evidencia-se com o trabalho que a interdisciplinaridade é uma importante aliada na formação de um ser completo, e o trabalho de campo cumpre esse objetivo proporcionando ao aluno uma compreensão holística do objeto de estudo a ser analisado e estudadoporopenAccessInterdisciplinaridadeConhecimentoTrabalho de campoInteraçãoA prática do trabalho de campo na perspectiva interdisciplinarconferenceObject