Pereira, Gabriel Oliveira dos Santos2025-08-182025-08-182025-08-06https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9234Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.Este trabalho analisa o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana, lançadas em 2023 durante o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, à luz do legado da IIRSA e a partir de estudos de autores latino-americanos. Como premissa se considera que as Rotas são benéficas para aumentar o fluxo comercial internacional. A partir disso a pesquisa problematiza acerca de se essas obras de infraestrutura contribuem para impulsionar o desenvolvimento econômico regional, ou se, ao contrário, reproduzem a lógica exógena e dependente que marca a inserção da região no sistema capitalista global. Para isso, o trabalho se fundamenta em revisão bibliográfica e análise documental, retomando as contribuições das correntes teóricas da Teoria da Dependência e do Estruturalismo. Conclui-se que as Rotas de Integração SulAmericanas não alteram a dinâmica periférica do subcontinente, ainda que tenha um potencial enorme de favorecer o aumento do fluxo comercial de produtos de alto valor agregado na região, bem como de reduzir desigualdades sociais e econômicas. Por último, se notou que existe uma oportunidade de participação da sociedade civil organizada na concretização do projeto. Resumen Este trabajo analiza el proyecto de las Rutas de Integración Sudamericana, lanzado en 2023 durante el tercer mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, con base en el legado de la IIRSA y a partir de estudios de autores latinoamericanos. Como premisa, se considera que las Rutas son beneficiosas para aumentar el flujo comercial internacional. A partir de ello, la investigación problematiza si estas obras de infraestructura contribuyen a impulsar el desarrollo económico regional o, por el contrario, reproducen la lógica exógena y dependiente que caracteriza la inserción de la región en el sistema capitalista global. Para ello, el trabajo se fundamenta en una revisión bibliográfica y en el análisis documental, retomando los aportes de las corrientes teóricas de la Teoría de la Dependencia y del Estructuralismo. Se concluye que las Rutas de Integración Sudamericana no alteran la dinámica periférica del subcontinente, aunque poseen un gran potencial para favorecer el aumento del flujo comercial de productos con alto valor agregado en la región, así como para reducir desigualdades sociales y económicas. Finalmente, se observó que existe una oportunidad de participación de la sociedad civil organizada en la concreción del proyecto.ptopenAccessrotas comerciaisinfraestruturadesenvolvimento econômicodesigualdadesDa IIRSA às rotas de integração sul-americana: solução definitiva ou manutenção da condição periférica?