Kölln, Lucas André Berno2018-11-062018-11-062018-01-15KÖLLN, Lucas André Berno. PADRE ANTÔNIO VIEIRA E O ESTUDO DO BRASIL COLONIAL: OS SERMÕES COMO FONTES HISTÓRICAS E FERRAMENTAS DIDÁTICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78042-PADRE-ANTONIO-VIEIRA-E-O-ESTUDO-DO-BRASIL-COLONIAL--OS-SERMOES--COMO-FONTES-HISTORICAS-E-FERRAMENTAS-DIDATICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:45978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4208Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização dos sermões do Pe. Antônio Vieira ofereceu a possibilidade de desenvolver duas habilidades fundamentais nos alunos da graduação em História: (1) a habilidade de dissecar fontes coevas, e (2) a competência de articular as informações garimpadas com o debate historiográfico existente, lançando luz sobre questões que auxiliem na compreensão da constituição social e política do período colonial brasileiro. A engenharia reversa dos sermões (a busca pelas suas estratégias de persuasão) fez aparecer a anatomia da dominação patriarcal constituída sobre a economia açucareira, a proteção indígena articulada com a proposição do cativeiro africano e, enfim, algumas limitações de nossa cultura política (nossa "cordialidade", diria S. Buarque de Holanda) que o barroco de Vieira expressava com maestriaporopenAccessHistóriaEnsino de históriaAntônio Vieira (1608-1697) - religioso portuguêsPadre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticasconferenceObject