Freitas, Luciana de Paula2023-02-132023-02-132022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7157Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.O número de festivais de cinema voltados exclusivamente às questões indígenas tem crescido em território latino-americano, principalmente nos últimos dez anos, sendo de extrema importância para o cinema indígena contemporâneo, sobretudo por atuarem nos mais diversos espaços e contextos. Partindo deste cenário, o trabalho estuda três dos festivais expoentes, a saber: Cine Kurumin, no Brasil; Daupará, na Colômbia; e Ficwallmapu, no Chile, a fim de compreender as dinâmicas desses eventos, com suas particularidades e convergências, e de que maneira atuam na descolonização das imagens/sons/narrativas e nos processos de criação, leitura e interpretação de cinema. Para isso, as pesquisas inserem-se no campo dos estudos culturais, trazendo elementos dos festival studies, das teorias pós-coloniais, decoloniais e dos estudos sobre os cinemas e culturas indígenas.poropenAccessCinema IndígenaFestival de cinemaDecolonialCine KuruminDauparáFicwallmapuDescolonização de E Através das Telas: os Festivais de Cinema Indígena Cine Kurumin (Brasil), Daupará (Colômbia) e Ficwallmapu (Chile)masterThesis