OrientaçãoRamirez, Allison2021-12-232021-12-232021https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6424Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais.A proposta apresentada neste trabalho é uma unidade didática, destinada para docentes de inglês como língua adicional, onde o objetivo principal é analisar o material didático, reutilizável a partir da filosofia de Recursos Educativos Abertos (REA), com base em pesquisas bibliográficas e documentais, tendo como alicerce teórico autores que se ocupam em explanar sobre a criação de materiais didáticos, o letramento digital e a gamificação, com foco no ensino de línguas. Assim, essa pesquisa aplicada baseia-se em um estudo de caso desta unidade didática, que foi inspirada em um trabalho apresentado na disciplina: “Seleção de Materiais e Estratégias no Ensino de Línguas Adicionais”, do curso de especialização. Visando atender o objetivo principal irei analisar e descrever qualitativamente a unidade elaborada, devido seu caráter subjetivo. Assim, pretende-se que professores sejam inspirados positivamente a adaptarem e utilizarem REA, além de introduzirem noções sobre o letramento digital em suas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem de línguas adicionais.poropenAccessunidade; didática; letramento; digital; gamificaçãoUnidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de InglêsbachelorThesis