Santos, Pedro Afonso Cristóvão dosJose, Nahayanna Sorgon Anholeto2022-08-302022-08-302022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6783Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História - América Latina.O presente trabalho tem como objetivo levantar alguns problemas de ordem teórica e metodológica na relação entre a História e as imagens, em especial a fotografia, nos séculos XIX, XX e XXI. Além disso, procura investigar qual a relação dos problemas levantados com o “paradigma metódico”, tese de Maria Borges (2003). No primeiro capítulo, procura investigar a relação estabelecida entre a escola metódica, os documentos e o trato metodológico dispendido para as imagens em geral e a fotografia em particular no guia Introdução aos estudos históricos (1898), de Langlois e Seignobos e na coleção As eras, do historiador Eric J. Hobsbawm. No segundo capítulo, examina as proposições teóricas a respeito da fotografia e apreensão do conhecimento do presente e do passado no ensaio Sobre Fotografia (1973), da filósofa Susan Sontag. E por fim, no terceiro capítulo, analisa as proposições metodológicas do artigo ¿Se puede escribir história a partir de imágenes? El historiador y Las fuentes icónicas (2012), do historiador Tomás Pérez Vejo. A presente pesquisa, portanto, se insere no domínio da história da historiografia, na medida em que procura analisar um conjunto de textos que utilizam ou refletem sobre o uso das imagens, em especial da fotografia, para o conhecimento histórico.poropenAccessHistória, Historiografia, Imagens, Fotografia, Fonte Histórica.História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico”bachelorThesis