Fioravanti, Fernanda Gabina AlvarengaGuizzo, Antonio Rediver2017-03-032017-03-032016-10https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1323Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e ArtesO curso de Letras Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras – LEPLE tem como proposta formar profissionais aptos a promover os modernos e dinâmicos processos de promoção e difusão global das línguas portuguesa e espanhola, assim como, atuar ativamente no projeto de integração transregional do continente latino-americano. Nesse contexto, o projeto de pesquisa, no qual o plano de trabalho insere-se, surge das especificidades e dificuldades encontradas nas ações de promoção da língua e nas práticas docentes voltadas ao ensino de Português Língua Adicional. Nesse âmbito, investigamos e discutimos aportes teóricos, perspectivas didáticas e pedagógicas e materiais e objetos de ensino de Português. A partir das discussões, a proposta da pesquisa foi elaborar uma sequência de ensino que possibilitasse a aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a interação em contextos universitários em nível básico (mais especificamente, realizar uma das primeiras ações de linguagem praticadas na universidade, a tarefa de “apresentar-se” em contextos com variados níveis de formalidade), aplicarmos a sequência em uma turma de Português Adicional Básico na instituição, e elaborarmos um artigo no qual as discussões teóricas e metodológicas e as experiências didáticas vividas são apresentadas e problematizadas.poropenAccessLetras - Português/EspanholIdentidades, processos de identificação e territórios existenciais na América Latina e a dimensão cultural no ensino-aprendizagem de português la/le para alunos hisponofalantesconferenceObject