Mello, July Cristina Santos dePossamai, LidianeMocinski, Nelise DanieleBarcelos, Viviane Borges2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2986Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O texto busca elucidar as experiências de iniciação à docência, promovidas pelo PIBID através das vivências das práticas de sala de aula, dinâmicas metodológicas de ensino, que permitem ao acadêmico elaborar reflexões que contribuem a sua formação enquanto futuro profissional docente. Tais aprendizados observados pela prática fundamentam-se teoricamente nos estudos já realizados pelo curso de Pedagogia, mantendo um vínculo entre estes. Consideram-se os múltiplos elementos que excedem desta relação, e que influem sobre o processo de ensino-aprendizagem, salientados pelo: Contexto escolar; Situação social e econômica das famílias dos educandos; Diversidade e PreconceitoporopenAccessFormação - docênciaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)O PIBID e a formação docente: reflexões acerca das vivências e experiências educacionaisconferenceObject