Souza, Francisco Wenderson Pereira de2025-03-212025-03-212025Souza, Francisco Wenderson Pereira de. Cidades gêmeas na faixa de fronteira Brasil-Bolívia: um estudo sobre desafios e estratégias educacionais em Brasileia, Epitaciolândia e Cobija / Francisco Wenderson Pereira de Souza. - Foz do Iguaçu, 2025. 118 f.: il.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8945Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.O presente estudo aborda o conceito de fronteiras na América Latina e as estratégias educacionais por meio de políticas públicas nas cidades gêmeas entre Brasil e Bolívia, considerando a influência da colonização portuguesa e espanhola. Antes da consolidação e divisão de fronteira desses estados, essa região era caracterizada por sociedades diversas, sendo que a chegada dos colonizadores europeus desencadeou transformações sociais e políticas que influenciaram a configuração dos Estados contemporâneos. No contexto específico da fronteira entre Brasil e Bolívia, sua formação foi marcada por fatores históricos, políticos e econômicos, moldando as dinâmicas sociais e educacionais atuais. A pesquisa concentra-se nas sociedades fronteiriças, conferindo ênfase à relevância das cidades gêmeas enquanto catalisadoras de potencialidades e desafios. Nesse sentido, investiga-se o panorama educacional dessas regiões, com especial atenção às escolas bilíngues e aos modelos educacionais adotados. Como parte desse estudo, realiza-se um levantamento sobre práticas pedagógicas, desafios enfrentados por professores e alunos, e estratégias empregadas para lidar com a diversidade linguística e cultural. Além disso, examina-se a influência da coexistência das línguas português e espanhol nas dinâmicas escolares e no desempenho acadêmico dos alunos. A análise também abrange a infraestrutura escolar e os recursos disponíveis, avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Outro aspecto investigado refere-se à eficácia de programas bilíngues e de formação docente, considerando como essas iniciativas contribuem para o enfrentamento da diversidade nas escolas fronteiriças. Adicionalmente, a pesquisa explora as influências geopolíticas e contextuais das cidades gêmeas na organização educacional e nos desafios enfrentados por docentes e discentes. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem mista, que combina revisão de literatura e estudo de campo. A revisão abarca pesquisas anteriores sobre diversidade linguística e cultural em ambientes educacionais fronteiriços. O estudo de campo é conduzido em escolas previamente selecionadas, onde são aplicados questionários estruturados para coleta de dados, analisados quantitativa e qualitativamente, com ênfase na abordagem qualitativa. Com base nos dados analisados, propõem-se estratégias inclusivas e sensíveis à diversidade linguística e cultural, visando promover uma educação de qualidade na Faixa de Fronteira. Além disso, são desenvolvidas recomendações para políticas educacionais eficazes que atendam às especificidades das cidades gêmeas e possam ser replicadas em contextos similares. Dessa forma, a pesquisa busca contribuir para a compreensão das dinâmicas educacionais na fronteira, respeitando o encontro de culturas e explorando a possibilidade da construção de uma identidade educacional própria, que transcenda as demarcações territoriais.openAccessfronteiraspolíticas públicaspráticas pedagógicasmulticulturalismoCidades gêmeas na faixa de fronteira Brasil-Bolívia: um estudo sobre desafios e estratégias educacionais em brasileira, epitaciolândia e cobija