Carmo, Eduardo doPaiva, Adrieli Vanessa Minuceli de2017-05-222017-05-222016PAIVA, Adrieli Vanessa Minuceli de. Teoria e prática: uma sugestão utilizando modelagem matemática. 2016. 33 p. Monografia de Especialização (Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1754Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Orientador: Prof. Dr. Eduardo do Carmo.O presente trabalho tem como objetivo expor e refletir as problemáticas do ensino de matemática brasileiro. Faz-se levantamentos acerca da formação dos professores e reflexões sobre a defasagem do ensino aprendizagem de matemática. Ainda busca-se meios para sanar o sucateamento e precária aprendizagem, fora das aulas totalmente expositivas. Destaca-se também a importância de se aliar a prática e teoria no ensino matemático, colocando esta prática como imprescindível para a aquisição de novos conhecimentos e uma aprendizagem significativa. Dentro dos métodos pedagógicos que objetiva auxiliar e facilitar essa aproximação à prática cotidiana com a teoria do conhecimento a modelagem matemática, aqui proposta, faz uma ponte entre os conteúdos e o real. Mas a modelagem matemática é uma opção que deve ser aliada a outras medidas para melhorar o ensino no país, é preciso repensar a desigualdade no acesso a educação, e fazer um envolvimento maior da comunidade com as instituições escolares.poropenAccessEducação - ensino de matemáticaFormação - docênciaTeoria e prática: uma sugestão utilizando modelagem matemáticabachelorThesis