Kreuz, Angela MariaNicola, Eduarda2018-01-302018-01-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3284Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O respectivo trabalho de pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre o projeto desenvolvido pelos acadêmicos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/PR. O projeto está em fase de andamento e é realizado em turmas do 6° ano do ensino fundamental II. A totalidade do projeto possui como intuito aprofundar os conhecimentos acerca do uso da água, sua qualidade e sustentabilidade, buscando dialogar com a realidade que a escola, comunidade e alunos encontram-se inseridos. A ação inicial do projeto foi a realização de uma avaliação diagnóstica, a qual terá seu desenvolvimento, e sua importância analisada neste trabalho. Sendo o objetivo dessa avaliação compreender o grau de conhecimento dos alunos em relação aos assuntos que iriam ser trabalhadosporopenAccessEducação - avaliação diagnósticaEducação - recurso didático pedagógicoUtilização da avaliação diagnóstica como recurso didático pedagógico: relato de experiênçaconferenceObject