Dias, Ellen M. S.Strenske, CleidiKreibich, Marla Klitzke2018-02-012018-02-012017-08-23978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3306Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino acadêmico, avaliando o impacto que tais práticas têm na formação do aluno de graduação em Letras, futuro docente e mediador de leitura literária. A motivação para tal trabalho surgiu a partir de um projeto de extensão intitulado “Literatura em debate: ensino, leitura e formação”, promovido e ministrado em módulos por professoras do curso de Letras da UNIOESTE, neste ano de 2017, com o propósito de complementar os conhecimentos sobre conteúdos ligados ao universo literário. Ainda, sobre a avaliação da importância de projetos desta natureza no ensino de Graduação em Letras, nos inspiramos no estudo realizado por Costa e Piva (2015). Por meio de um breve questionário, aplicado no último módulo do projeto, faremos uma análise de como o referido projeto de extensão vem contribuindo para a formação profissional dos acadêmicos de Letras. Como aporte teórico, utilizaremos Koch e Elias (2008), no que se refere à leitura tida como atividade de interação na produção de sentidos, e Solé (1998) em suas estratégias de leitura. Na conclusão, serão apresentados dados opinativos que contemplam a necessidade de implementação e continuidade de projetos de extensão como esteporopenAccessLeituraProjeto de extensãoPráticas de ensinoA relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino de graduação em letrasconferenceObject