Castilho, Diana Caroline FerreiraPaiva, Paulo RobertoLaperuta, Márcio HenriqueSaladini, Ana Cláudia2017-10-112017-10-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Esse relato de experiência foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma intervenção realizada com uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental, no período noturno no município de Londrina, no estado do Paraná. Observamos que desde o início do ano letivo de 2014, grande parte dos estudantes tinham atitudes indisciplinadas, que acabavam por atrapalhar o processo de ensino e de aprendizagem, desmotivando toda a turma. Na busca de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, bem como a qualidade das relações sociais da turma e refletir sobre a importância dos valores éticos e morais com os estudantes, o Professor Supervisor e os alunos bolsistas elaboram um bloco de dez (10) aulas, tendo como estratégias de ensino a utilização de vídeos e animações, além de trabalhos individuais e em grupo. Ao final do trabalho, podemos concluir que através desse processo de intervenção verificamos avanços importantes nas relações interpessoais, as aulas se desenvolvem de maneira mais tranquila e o numero de conflitos diminuíram significadamenteporopenAccessÉticaEducação físicaDiscussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervençãoconferenceObject