Francisco, WelingtonNascimento, Henrique Chien Hua2023-11-082023-11-082023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7701Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as potencialidades e limitações do jogo “Alquímica”, criado com a intenção de ensinar o conceito de reações químicas com um enfoque histórico. O jogo foi projetado com design de jogos de tabuleiro modernos, aumentando os elementos de decisão e estratégia e reduzindo os elementos de sorte. Para isto utilizou-se do elemental tetrad (mecânica, estética, história e tecnologia) para produção do jogo, tendo em mente um jogo educativo enquanto realizava este processo. Para análise das potencialidades e limitações foi utilizado dois padrões em uma perspectiva qualitativa: (i) regras implícitas e explícitas, (ii) Intencionalidade lúdica. No primeiro padrão pode-se observar como a estrutura mecânica do jogo, a narrativa e estética escolhidas podem favorecer uma atitude lúdica, assim como a decisão de quem será o alquimista (condutor do jogo) apresenta algumas barreiras de jogabilidade aos estudantes. O segundo parâmetro nos permitiu entender como a tecnologia escolhida e as intenções de ensino de química nas regras agem quanto à interação destes elementos com os estudantes.poropenAccessDesign de jogosHistória da QuímicaReações químicasAvaliação de potencialidade e limitações do jogo Alquímica