Diaz, Dayane SandriPereira, Ana Cláudia SpitzerCosta, Jeremias Ferreira daCamargo, Sérgio2017-10-112017-10-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2715Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos 6o anos do Ensino Integral tendo como base a metodologia não diretiva de Carl Rogers. Os conteúdos são desenvolvidos sem interferência direta no campo cognitivo ou afetivo dos alunos, parte-se do pressuposto de que o professor orienta os alunos a desenvolver e viver suas próprias experiências, para que a partir delas construam sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem. Consideramos no processo a sensibilização, a afetividade e a motivação como aspectos importantes na construção do conhecimento. Entendemos que o professor deve atuar como um facilitador da aprendizagem, cujo ambiente deve organizar de modo a facilitar a aprendizagem, nesse sentido planejamos experimentos, jogos, brincadeiras e pesquisas de cunho histórico e científico no laboratório de Informática da escolaporopenAccessEnsino de Tempo IntegralEnsino de AstronomiaAprendizagemDescobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamentalconferenceObject