OrientaçãoRodrigues, Fernanda Vieira2023-01-112023-01-112022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7040Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.O conceito de nation branding vem ganhando importância no campo das Relações Internacionais devido ao contexto de globalização, em que os Estados concorrem entre si, tanto para conquistar turistas quanto investimentos e, para isso, criam estratégias para destacar seus diferenciais, mas apesar dessa crescente importância, ainda é uma temática pouco explorada. Com esse cenário, o presente estudo buscou explorar em que cenário o Brasil se encontrava quando foi criada sua marca-nação, entender qual o motivo da criação da Marca Brasil, bem como seus objetivos e contribuições. Mas, antes disso, foi necessário, na primeira parte do trabalho, fazer uma revisão literária sobre o conceito de branding, nation branding, suas ferramentas e métodos de análise. A segunda parte tratou de analisar os governos Lula e Dilma, onde a Marca Brasil foi criada e desenvolvida, como também analisar as estratégias da Apex- Brasil e da EMBRATUR em usar o nation branding para a inserção brasileira no cenário mundial, no período de 2004 a 2014. Na terceira e última parte foram expostos os resultados conquistados nesse período, que mostraram uma evolução na imagem exportada do Brasil, bem como no aumento da chegada de turistas estrangeiros, mas ainda demonstra a necessidade do país em aprimorar sua infraestrutura, que é precária, além da percepção negativa sobre segurança, crime e a abertura internacional, características que impedem o potencial desenvolvimento do país no setor do turismo e do comércio.poropenAccessglobalizaçãoEMBRATURmarca-naçãonation brandingMarca BrasilNation Branding: uma Análise da Marca Brasil no Período de 2004 a 2014bachelorThesis