Lima, Antonella Gessi de2023-10-202023-10-202023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7611Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Esta pesquisa qualitativa visa problematizar e compreender a exclusão escolar desde a educação infantil até o ensino superior mulheres trans A fim de atingir o principal objetivo deste estudo, foi utilizada a autoetnografia, metodologia de pesquisa que se utiliza das experiências da pesquisadora como lente. Além da autoetnografia, compõe a metodologia uma pesquisa por meio de entrevista com uma mulher travesti e a secretária de educação do município de Foz do Iguaçu de forma a corroborar com os resultados autoetnográficos. Os resultados obtidos revelaram os grandes desafios enfrentados pelas mulheres travestis para conseguirem se manter e continuar sua caminhada escolar, já que como travestis, constantemente têm negados direitos básicos de uma vivência social como, por exemplo, o nome social, a permanência na escola e de como a intolerância é excludente.poropenAccessTravesti, transexual, educação, exclusãoOs Corpos das Mulheres Travestis e a sua Exclusão no Processo EducacionalmasterThesis