Ferreira, Felipe TrevisanFigueira, Paola RodriguesKadri, Atef ElKadri, Michele Salles El2018-01-302018-01-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3289Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O uso de tecnologias como ferramenta auxiliadora em diversas práticas sociais tem sido cada vez mais recorrente. Neste contexto, os videogames e a teoria de Gamification têm sido constantemente mencionados. Assim objetivamos apresentar os pressupostos teórico-metodológicos da teoria de Gamification e do uso de Massive Multiplayer Online Games (MMOs) e discutir como esses pressupostos podem apresentar contribuições para o ensino de línguas, apresentando uma lista de critérios sobre esses pressupostos teórico-metodológicos para a produção de videogames no ensino de línguas (uma das propostas do PIBID de Letras-Inglês). Esta discussão embasa as propostas em andamento com o uso de videogames para o ensino de línguas do subprojeto do PIBID de Letras- InglêsporopenAccessVideogamesGamificaçãoEducação - ensino de línguasVideogames, gamification e ensino de línguas no Pibid: teoria e práticaconferenceObject