Oliveira, Suellen Mayara Péres deNeves, Franciele Cristina2020-02-232020-02-232020-02-23NEVES, Franciele Cristina. Transnacionalidade em conflito: entre o protagonismo e adaptação ao contexto escolar. 2020. 25 p. Artigo de conclusão de curso (Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2020https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5582Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Com o advento dos fluxos globais, a diversidade, em suas mais variadas naturezas, está presente em todas as instituições sociais, não sendo diferente na área da educação. Entre as distinções encontradas no contexto escolar, está a diversidade cultural e étnica. Neste sentido, ao realizar uma investigação sobre a pluralidade cultural escolar na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, a questão da transnacionalidade é evidenciada, já que o município se encontra em uma região de fronteira trinacional entre o Brasil, Paraguai e Argentina. Somada a problemática da diversidade e a pouca atenção que o currículo escolar dá ao tema, está a hierarquização das relações de poder no contexto educacional, onde o/a aluno/a se torna mero ouvinte. O presente artigo almejou discutir a questão da transnacionalidade na vivência escolar, assim como o protagonismo dos discentes na discussão e na identificação dos problemas vinculados ao tema da pesquisa. A metodologia escolhida para a obtenção de dados foi a “pesquisa coletiva”, a qual foi realizada in loco em um colégio da cidade, a qual teve como objetivo identificar os problemas ali vivenciados pelos/as alunos/as e sugerir atividades que busquem relações mais horizontalizadas e empáticas.Con la llegada de los flujos globales, la diversidad, en su naturaleza más variada, está presente en todas las instituciones sociales, no siendo diferente en el área de la educación. Entre las distinciones encontradas en el contexto escolar, se encuentra la diversidad cultural y étnica. En este sentido, al realizar una investigación sobre la pluralidad cultural de la escuela en la ciudad de Foz do Iguaçu, en Paraná, se destaca el tema de la transnacionalidad, ya que el municipio se encuentra en una región con una frontera trinacional entre Brasil, Paraguay y Argentina. Sumado al problema de la diversidad y la poca atención que el currículo escolar le da al tema, existe la jerarquía de las relaciones de poder en el contexto educativo, donde el estudiante se convierte en un mero oyente. Este artículo tuvo como objetivo discutir el tema de la transnacionalidad en la experiencia escolar, así como el papel del estudiante en la discusión e identificación de problemas relacionados con el tema de investigación. La metodología elegida para la obtención de datos fue la "investigación colectiva", que se llevó a cabo in situ una universidad de la ciudad, con el objetivo de identificar los problemas experimentados por los estudiantes allí y sugerir actividades que buscan relaciones más horizontales y empáticasporopenAccessEducaçãoFronteira trinacionalCurrículo paraleloTransnacionalidade em conflito: entre o protagonismo e adaptação ao contexto escolarTransnacionalidad de conflictos: entre protagonismo y adaptación al contexto escolarbachelorThesis