Vinha, Maria LúciaFreitas, Suellen de AlmeidaVieira, Talita FialhoFlores, Vanessa Cristina Correia2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2658Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo principal deste trabalho foi analisar as relações estabelecidas entre professoras e crianças na educação infantil posicionadas no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi. Essa EMEI vincula-se ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, através do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil” da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e de observações na EMEI, a qual apresenta demandas da ordem de estrutura física, de manutenção, de número insuficiente de docentes e de aprofundamento didático e pedagógico. Concluiu-se que as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças nas situações pedagógicas ficam prejudicadas pela falta de atendimento às demandas elencadasporopenAccessEducação infantilRelação professor-alunosDemandasAs relações entre professoras e crianças na educação infantil no âmbito das demandas da EMEI Nona PanichiconferenceObject