Ferreira, Pedro Henrique ChavesRodrigues, Gabriela AgostinhoSibim, Alessandra Cristiane2019-11-132019-11-132019ISBN: 978-65-80943-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5236VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)Estudos sobre o jogo de xadrez vêm mostrando que ele pode ser usado como ferramenta no processo de aprendizagem, já que sua prática estimula o raciocínio lógico, a memória, criatividade, ética, concentração e autocontrole. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é difundir o xadrez no meio acadêmico e comunidade externa através de encontros semanais que são realizados nos campus da universidade. Há ainda uma parceria com a Escola Municipal Monteiro Lobato, onde turma de alunos da 3a, 4a e 5a série estão aprendendo xadrez por intermédio deste projeto. A dinâmica de estudos se baseia na apresentação do jogo seguida de análises estratégicas combinatórias das variações das possibilidades de disposição das peças no tabuleiro. Até o momento foram atingidos resultados favoráveis no emprego do xadrez no ambiente acadêmico, escolar e público externo, como integração entre estudantes, recreação / momento de descontração, disseminação do jogo entre praticantes de diversos níveis, torneios entre outros. Ressalta-se que o projeto está em desenvolvimento e, devido a isso, futuros resultados ainda serão apresentadosporopenAccessII SIEPEXadrez - aprendizagemJogoXadrez - empoderamento intrapessoal na conquista do reiconferenceObject