Striquer, Marilúcia dos Santos DomingosSilva, Carla CatarinaBuckta, Marta Aline2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2959Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo relata nossa experiência, como bolsistas do subprojeto Letras/Português – PIBID/UENP, no planejamento e elaboração de uma sequência didática para ensino do gênero textual redação do ENEM destinada aos alunos do 3o ano do ensino médio. O arcabouço teórico-metodológico se pautou sobre os preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstraram que o gênero, dentro da proposta dessa corrente teórica é um instrumento semiótico organizador do trabalho de ensino da língua portuguesaporopenAccessSequência didáticaGêneros textuaisRedaçãoO ensino de operações de linguagem para internalização do gênero redação do ENEMconferenceObject