Ribeiro, Fernanda AparecidaMantovan, Rafael CurtoloGazzoni, Danieli AzanhaSilva, Murillo Sotti da2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2623Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente discute a utilização do jornal como uma das formas de linguagem que aborda a diversidade de ideias dentro de uma sala de aula e como veículo para divulgação dos resultados obtidos com a aplicação de atividades de ensino planejadas e aplicadas no contraturno de um colégio da região de Maringá-PR parceiro do projeto PIBID/Química, no decorrer do ano de 2013. O jornal foi uma elaboração dos alunos participantes do projeto, juntamente com os bolsistas do PIBID, proporcionando resultados importantes na formação e aprendizagem dos alunos que aumentaram o interesse pela disciplina de química, como na formação docente dos bolsistas do PIBID/QuímicaporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Educação - ensino de químicaA utilização do jornal como meio de divulgar as atividades desenvolvidas: uma experiência do PIBID/Química da UEMconferenceObject