Gonçalves, JanaíneScherer, Janaíne Eliana2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2622Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Os recursos lúdicos favorecem a reflexão sobre as intervenções e práticas pedagógicas dos professores, portanto, o presente estudo tem por finalidade apresentar o jogo Mancala como uma estratégia de ensino no contexto das dificuldades de aprendizagem em matemática. A pesquisa justifica-se mediante a atuação como acadêmicas bolsistas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, intitulado Projeto Mão Amiga, do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV, na Escola Municipal Professor José Moura, em União da Vitória – Paraná. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, a pesquisa é qualitativa, com base nas vivências e observações realizadas no exercício da docência assistida. Cabe ressaltar que essa pesquisa está em andamentoporopenAccessConceitos matemáticosRecursos lúdicosJogo MancalaA utilização do jogo mancala no desenvolvimento de conceitos matemáticosconferenceObject