Cassiano, Samuel JoséVarella, Alexandre Camera2017-02-142017-02-142013-07-03https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/947Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de História - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 02 – Sala 03Esta pesquisa enfatiza um dos aspectos centrais do discurso do cronista ind ́ ıgena Felipe Gua- man Poma de Ayala, que viveu entre os s ́eculos XVI e XVII, no per ́ ıodo de forma ̧c ̃ao da sociedade colonial do vice-reino do Peru e consequentemente com o fim abrupto das institui ̧c ̃ oes ind ́ ıgenas, o que ́e entendido pelo cronista como a instala ̧c ̃ ao do caos nos Andes, classificado como ”mundo al rev ́es”. A fonte principal para este estudo ́e a obra Nueva Cor ́onica y buen gobierno, finalizada por volta de 1613, escrita em castelhano, mas com muitas passagens em qu ́echua ? a l ́ ıngua na- tural do autor e dos ind ́ ıgenas desta regi ̃ao. Na discuss ̃ao de identidades de um sujeito hist ́ orico do mundo colonial, observamos uma pol ́ ıtica aut ́octone no uso de elementos ou sinais diacr ́ ıticos de cultura andina e de cultura europeia, como bases para as representa ̧c ̃ oes sociais dos grupos de nobres ind ́ ıgenas. Os ros ́arios ser ̃ao incorporados e as tianas - esp ́ecie de trono dos antigos caciques - mantidas como s ́ ımbolo do poder aut ́octone no mundo colonial. A l ́ ıngua qu ́echua recebe tradu ̧c ̃oes de ora ̧c ̃oes crist ̃as e uma vida de ”buen cristiano”passa a ser imposta, frente a uma sociedade afundada nos v ́ ıcios descritos por Guaman Poma. Al ́em do mais, ́e importante ressaltar que Guaman Poma de Ayala apresenta um projeto pol ́ ıtico para linhagens ind ́ ıgenas sem mescla de sangue europeu. A ideia de uma alta autoridade aut ́octone para o vice-reino do Peru - e todo um conjunto hier ́arquico de funcion ́arios subordinados, assemelhando-se tal qual a burocracia espanhola e aos cargos de mando no imp ́erio inca - ́e uma das principais propostas de Guaman Poma de Ayala. O governo ind ́ ıgena estaria submetido unicamente ` a autoridade do rei, sem interferˆencias de outros administradores coloniais. Os pr ́ ıncipes incas reconhecidos na corte espanhola, Dom Melchor Ynga e a marquesa Lorenza Coya Loyola, n ̃ao poderiam ter essa autoridade, pois eram mesti ̧cos, o que caracterizaria para Guaman Poma, em um impedimento para a verdadeira legitimidade de uma linhagem ind ́ ıgena no poder do vice-reinado do Peru. Guaman Poma, apresentando-se como pr ́ ıncipe ind ́ ıgena, convertia-se no candidato ideal para a proposta/programa de ”bom governo”. O vice-rei/conselheiro real Guaman Poma de Ayala pretender ́ a organizar uma ordem pol ́ ıtica e social restaurada - e sincr ́etica -, onde elementos na- tivos ir ̃ao fundir-se com s ́ ımbolos do mundo europeu-crist ̃ao do s ́eculo XVI, reflexos da pr ́opria identidade do autor da Nueva Cor ́onica y Buen Gobierno, que ́e Don ao mesmo tempo em que ́e Waman Puma. Neste trabalho pudemos notar a complexa quest ̃ ao das pol ́ ıticas identid ́arias ou da afirma ̧c ̃ao pol ́ ıtica ind ́ ıgena, especialmente para seguir na investiga ̧c ̃ ao do problema do hibridismo cultural e dos sentidos de pureza de sangue e mesti ̧cagem para as moralidades, na Am ́erica Latina dos tempos coloniais.poropenAccessLinhagemBom governoAutoridade autóctoneA nobreza indígena de linhagem para o governo do vice-reino do Peru no discurso de Guaman Poma de AyalaconferenceObject