Müller, Cleverton MiguelFerreira, MatheusFernandes, Julia PiechontcoskiSantos, Edimara Zacarias dos2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3250Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho consiste em uma análise referente a um experimento demonstrativo investigativo realizado em laboratório com as turmas de primeiro ano do ensino médio. Para a turma A solicitou-se que fosse respondido um questionário e elaborasse um relatório, porém não foi repassada nenhuma informação de como proceder na montagem do mesmo. Para a turma B os mesmos itens foram solicitados, porém houve uma instrução antes da elaboração do relatório. Ao analisar tanto as questões quanto o relatório, observou-se que a turma A teve dificuldades em elaborar o relatório e a turma B o conseguiu com mais facilidade. Contudo, para as questões, a turma A teve melhor compreensão do conteúdo trabalhado em relação à turma B. O que indica que o relatório nem sempre é a melhor alternativa de sistematização da atividadeporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)QuímicaTeste da chama: análise de um experimento investigativoconferenceObject