Silveira, Leandro Matheus Ratske daAlves, Fabiano SilvaRufino, Mauro CésarSamojeden, Lauro Luiz2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2660Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à tecnologia no ensino de uma turma de terceira série do ensino médio. Especificamente neste trabalho, o objeto escolhido foi o rádio de galena, tendo como embasamento técnico e didático o material desenvolvido pelo GREF-USP (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física). O objetivo central de nosso trabalho é utilizar o rádio mostrar a interação de tecnologia e ciência, fazendo com que o pensamento científico dos estudantes possa ser mais crítico, principalmente frente a questões tecnológicas. O enfoque CTS foi bastante utilizado durante nosso trabalho, estando presente em reflexões acerca da mudança de pensamento diante as tecnologias de informação e comunicaçãoporopenAccessPensamento críticoEnfoque CTSTecnologia da Informação e Comunicação, TICsAs tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologicaconferenceObject