Ahumada, Tatiana VegaCortez, Mariana2020-05-152020-05-152018AHUMADA, Tatiana Vega; CORTEZ, Mariana. Vivendo livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira: recoleta e anlises dos dados na pesquisa-ação nas Bibliotecas Escolares nas Zonas Rurais. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 257-272, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1217>.ISSN: 2359-232xhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5815Este número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.Este artigo apresenta e discute os relatos da prática docente de dois professores sobre as abordagens de leitura literária na Escola San Agustín em Ciudad del Este, Paraguai. Foram realizadas entrevistas, observações do espaço da biblioteca para compará-las com o plano de ensino e o Plano Nacional de Leitura. É enfatizado que os professores assimilam livros didáticos como livros de literatura e não se dedicam a encorajar a leitura literária como espaço de prazer.This article presents and discusses two teachers’ teaching practice stories regarding approaches to literary reading at San Agustin School in Ciudad del Este, Paraguay. Interviews were carried out also, library space observations to compare them with teaching plan and the National Reading Plan. It is emphasized that teachers assimilate textbooks as literature books and teachers do not dedicate themselves to encouraging literary reading as a space of pleasure.Este articulo presenta y discute las narraciones de la practica docente de dos profesores acerca de los abordajes hacia la lectura literaria en la escuela San Agustín en Ciudad del Este, Paraguay. Fueron realizadas entrevistas, observaciones del espacio bibliotecario para ser comparadas con los planes de enseñanza y el Plan Nacional de Lectura. Se enfatiza que los profesores asimilan los libros didácticos como libros de literatura y estos no se sienten capaces de enfrentarse a la lectura literaria como espacio de placer.poropenAccessBiblioteca escolarEducação - Treinamento de leitoresEducação - Prática docenteVivendo livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira: recoleta e anlises dos dados na pesquisa-ação nas Bibliotecas Escolares nas Zonas RuraisLiving Latin American books in the Triple Frontier: gathering and analysis data in research-action in School Libraries in rural areasViviendo Libros Latinoamericanos en la Triple Frontera: recolecta y anlisis de los datos en pesquisa-acción en las Bibliotecas Escolares nas zonas ruralesarticle