Camargo, Edson CarpesMariani, Priscila Ogliari2018-09-172018-09-172017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4114Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoAo educador deste século, urge pluralizar conhecimentos e pensar a escola além da sala de aula, pois é neste espaço que as diferenças e dificuldades se manifestam. O espaço educativo necessita de sujeitos da experiência, que tenham coragem para a tomada de decisões em busca da ruptura de paradigmas. Neste cenário, este estudo tem por objetivo problematizar os reflexos da cultura patriarcal, que em muito contribui para a construção de um tipo de masculinidade sustentada por uma autoridade violenta e opressora, na nossa sociedade atual. Diante disso, buscando problematizar a ideia de “cultura do estupro” presente nas diversas sociedades, propõe-se este minicurso promovendo uma discussão que estimule um entendimento mais profundo da questão abordada ao mesmo tempo em que se atua na desconstrução dos estereótipos heteronormativos. Como processo metodológico, o minicurso utilizará de dinâmicas de grupo que estimulem a participação e a reflexão sobre as concepções de gênero e sexualidade. O Projeto Gênero e Sexualidade na Escola está presente desde 2015 nos ambientes escolares desenvolvendo ações com docentes e discentes das escolas da região da Serra Gaúcha buscando problematizar como se estabelecem as relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar. É desta escuta reflexiva das vozes de educadores/as e educandos/as que emerge a inquietação para este minicurso, pois, afinal, o que é a cultura do estupro?poropenAccessCultura do estuproViolência de gêneroMinicurso: a cultura [?] do estupro - reflexões a partir do Projeto Gênero e Sexualidade na EscolaconferenceObject