Bueno, Ana CarolinaSouza, Regimara Maria deBarros, Eliana Merlin Deganutti de2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2536Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho faz parte do subprojeto PIBID/UENP “Letramento na escola: práticas de leitura e produção textual”, inserido no eixo 2, “Gêneros textuais”. Este eixo está centrado no letramento por meio de gêneros do jornal, com a mediação da ferramenta “sequência didática”, fundamentada nas pesquisas do grupo genebrino filiado ao InteracionismoSociodiscursivo (ISD). O objetivo desta comunicação é apresentar o processo de elaboração colaborativa da sequência didática do gênero “crônica narrativa humorística”, que está sendo desenvolvida em um 7o ano de uma escola pública de Cornélio Procópio/PR. A proposta do subprojeto é construir de forma conjunta – alunos das duas escolas filiadas –, um jornal escolar que será distribuído para a comunidade. Com isso, pretende-se contribuir com os processos que envolvem tanto o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, como a formação docente, nível inicial e continuadoporopenAccessSequência didáticaGêneros do jornalCrônica narrativa humorísticaA crônica narrativa humorística como objeto de ensino no projeto PIBID: a elaboração de sequências didáticas para um jornal escolarconferenceObject