Simeone, BrunaDudek, JaquelineDomingues, Renata da ConceiçãoPrestes, Rodrigo Evaristo2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2993Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente ensaio faz parte das reflexões desenvolvidas durante as atividades desenvolvidas pelo grupo de acadêmicos de História da Unicentro/PR que participam do subprojeto interdisciplinar do PIBID. Aqui, procurou-se fazer uma discussão inicial acerca dos conceitos de cultura e de educação do campo e suas especificidades em um contexto antropológico. Abordaremos aspectos de como as interações culturais se realizam dentro da sociedade e das escolas do campo, e as implicações das relações socioculturais no processo educativo como um todo, em especial nos currículos. O texto está disposto da seguinte forma: em um primeiro momento apresentaremos nosso problema, qual seja a conceituação antropológica de cultura, em especial a cultura escolar do campo. Em um segundo momento, será realizada uma discussão acerca do papel da escola e do educador, levando em consideração temáticas relacionadas à cultura campesina, como educação ambiental. O arcabouço teórico se da no contexto da diversidade cultural encontrado nas escolas do campo, bem como na relação urbano-rural e suas particularidadesporopenAccessEscola do CampoCultura EscolarEducação ambientalDiversidade CulturalO PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a AntropologiaconferenceObject