Toledo, Ana Lucília Chaves deBueno, Guilherme da SilvaVieira, Rita de Cássia AmaralMoraes, Shirley Aparecida de2018-01-302018-01-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3290Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto da Matemática/Ensino Médio, vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ocasiona aos acadêmicos participantes, além da oportunidade de frequentar as aulas e participar dos processos de sua elaboração e aperfeiçoamento, a vivência de outros acontecimentos escolares de grande relevância para sua formação, tal como o conselho de classe, enfoque principal deste trabalho. O objetivo é expor a visão do acadêmico de primeira série do curso de licenciatura em Matemática a respeito do conselho de classe, suas expectativas, a realidade notada no evento e conclusões acerca do processo de aprovação e reprovação, contribuindo desta forma com a valorização deste acontecimento escolar. Incluindo ainda, uma comparativa entre aspectos distintos do conselhos escolar dos ensinos Fundamental II e MédioporopenAccessCurso de licenciatura em MatemáticaEducação - conselho de classeVisão do acadêmico pibidiano no acompanhamento do conselho de classe no Cólegio Estadual 31 de MarçoconferenceObject