Santos, Sara R. dosHeerdt, BettinaSilva, Maryelen A.2017-10-112017-10-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2723Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente estudo teve como objetivo compreender quais conteúdos da Biologia estudantes do ensino médio sentem mais facilidade e dificuldade em aprender. A metodologia desta pesquisa é qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aberto. As respostas foram classificadas por meio de Unidades de Registro, elaboradas previamente, as mesmas foram baseadas nos conteúdos estruturantes propostos pelas Diretrizes Curriculares de Biologia. Compreendemos que todos os conteúdos são interdependentes, não hierarquizáveis e precisam ser discutidos no ambiente escolarporopenAccessEnsinoAprendizagemConteúdosDisciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médioconferenceObject