Silva, Jizéli Zeferino daCeglarek, Vanessa MarieliMoreira, Bruna MuraroOliveira, Juliana Moreira Prudente de2018-01-102018-01-102014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Apresenta-se neste um dos módulos didáticos elaborados no Subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES. Neste subprojeto se trabalha com a abordagem CTS, por isso se parte de um tema social, cujo escolhido para o módulo em questão foi Enchentes. A turma a que se destina é o sétimo ano do ensino fundamental. Considera-se que a escola deve ser pensada como âmbito de formação para indivíduos críticos e que se compreendem inseridos em um ambiente complexo, rico em interações com outros seres vivos. Desse modo, propõe-se trabalhar os conhecimentos científicos e tecnológicos associados às situações cotidianas. No módulo foi dada especial ênfase ao metabolismo vegetal, ao processo de absorção da água do solo pelas plantas e aos impactos ambientais agravados pela retirada das plantas e sua influência nas enchentes urbanas. Portanto, é um material de apoio que pode ser utilizado pelo professor de ciênciasporopenAccessEducação - ensino de ciênciasCidadaniaCiência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentesconferenceObject