Vaz, Matheus FelipeWambier, WalderezKopis, Marisete do RocioCamargo, Joseli Almeida2017-10-062017-10-062014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2685Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014É comum encontrarmos alunos com déficit de aprendizagem em matemática, acompanhados de pouca interação nas aulas por não compreenderem o conteúdo ministrado. Diante disso, foi oferecida uma oportunidade de amparar essa defasagem. Este trabalho trata de um relato de experiência de um projeto “Matemática Elementar”, realizado com alunos do ensino fundamental de um Colégio Estadual da cidade de Ponta Grossa – PR, cujo objetivo é contribuir para a formação docente na área de Matemática, considerando um tema relevante no processo de ensino-aprendizagem. O projeto proporcionou a percepção das principais dificuldades dos alunos, assim, utilizamos métodos lúdicos na aprendizagem da Matemática relacionando-a com o cotidiano, na qual, as aulas ficaram mais dinâmicas e prazerosas. Concluímos que houve um resgate na motivação dos agentes envolvidos, uma vez que foi dado sentido aquilo que é visto durante os anos escolaresporopenAccessMatemáticaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Conceitos matemáticos elementares para alunos do oitavo ano do ensino fundamentalconferenceObject