Aguiar, Luis2017-10-272017-10-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2834Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho se originou das discussões realizadas pelo PIBID de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual de Maringá e tem como objetivo principal discutir resultados parciais do desenvolvimento de oficinas de gêneros jornalísticos no nono ano da educação básica, no ano de 2014. O referencial teórico ancorou-se na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 1988, 1992) e em estudos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKAR, 2003). Dessa maneira, a pesquisa busca tornar as aulas de língua portuguesa mais atrativas e envolventes para os estudantes, visto que as atividades propostas são voltadas para o estudo e a reflexão do uso de cada gênero, como notícia, reportagem, classificados e entrevista. Resultados iniciais apontam que a oficina tem se revelado uma ferramenta significativa para a elaboração dos conteúdos a serem transpostos pelos alunosporopenAccessGêneros discursivosLíngua portuguesaEsfera midiáticaFormação inicial do professor: foco na proposta com gêneros discursivos da esfera midiáticaconferenceObject