Negreiros, Érica Prado de CarvalhoBarbieri, Matheus Gomes2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2667Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Nas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas dificuldades dos professores em relação às práticas avaliativas. Entendendo a avaliação como parte contínua do processo de ensino-aprendizagem e percebendo os equívocos que norteiam a didática da avaliação, bem como sua importância enquanto meio de motivação extrínseca dos alunos e sua necessidade de estar ligada aos objetivos dos professores em sala de aula, percebemos através de leituras na área da avaliação, o uso do portfólio como um meio de abarcar várias necessidades do ensino e das praticas avaliativas, de modo que esta possa se apresentar de forma mais efetiva e formativaporopenAccessEnsinoAvaliaçãoPortfólioAvaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de HistóriaconferenceObject