Souza, Paulo Venancio deLuca, Luciane Maria de2017-10-262017-10-262014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2799Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A partir das dificuldades encontradas pelo grupo do PIBID em conseguir melhorar a aprendizagem dos alunos, realizamos observações em salas de aulas, com intuito de diagnosticar em reuniões medidas que melhorassem a qualidade da aprendizagem. Visando suprir as necessidades, toda equipe teve como objetivo pensar em um instrumento capaz de prender a atenção do aluno e motivá-lo a se interessar pela Física. A solução apresentada se concretizou na elaboração e realização de experimentos cativantes que consigam aprimorar e exemplificar a Física de maneira não tradicional e lúdica, com caráter de impressionar e causar uma sensação diferente no aluno que o faça despertar para o ensinoporopenAccessExperimentosFísicaMotivaçãoAprendizagemExperimento cativanteconferenceObject