Galeski, Thomas Romano CavalettCardoso, Thiago JoséSouza, Paulo Nunes deBornholdt, Vinicius Gibran Gehlen2017-10-272017-10-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual João Bettega, de Curitiba, consiste em aulas experimentais de física. Com materiais simples, do dia a dia desses alunos, foi abordada a importância da preservação do meio ambiente além de procurar unir o estudo teórico com o experimental, implementando a interação entre os estudantes e, assim, melhorando o desenvolvimento interpessoal da turma e promovendo a experiência para os futuros professores (bolsistas do PIBID). Os resultados indicaram que a utilização de experimentos no ensino de física é favorável para o melhor aproveitamento dos conteúdos abordados, o que sugere que isto possa ser aplicado às áreas onde possam-se utilizar de experimentações, em especial de forma dinâmicaporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Meio ambienteFormação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimentalconferenceObject