Trentin, Etiane GuimarãesAlves, Zenilda De FátimaDominschek, Desiré LucianeFrontelli, Rubia Basilli2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2529Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho aborda a pesquisa que está sendo realizado através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Paulo Leminski, o mesmo oferece o curso de magistério, que é uma modalidade de ensino em nível médio. O curso de magistério também conhecido como curso normal, passou por modificações e ganhou nova postura no decorrer dos anos, é fundamental a sua valorização e o estudo sobre esta área nas universidades para que ocorra à compreensão de como está sendo a formação inicial dos professores. Para compreender o curso de magistério e a sua trajetória no Colégio Estadual Paulo Leminski, o Grupo de trabalho Contexto Histórico formulou as seguintes questões: O que a instituição conhece sobre a sua história? Que documentos permanecem preservados? O que mudou através dos anos? O embasamento teórico será através de Severino, Gamboa, SanfeliceporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A compreensão da instiuição escolar para o fortalecimento da formação docente: o resgate histórico da escolaconferenceObject