Carvalho, Markley Florentino2017-03-132017-03-132013-11-07https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1452I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILAO texto que segue aponta a possibilidade de repensar as relações acerca da pluriculturalidade de vozes e discursos que compõem o acervo de obras de um sistema literário. E, apontar o estudo das fontes documentais, como uma forma de conhecer essas vozes plurais que formam a produção e a crítica literária. Fazer uma leitura do sistema literário como um acervo da memória cultural da literatura, proporciona uma possibilidade de reflexão acerca da correlação entre a História da Literatura e a Literatura Comparada, pela interface entre a literatura e a formação das identidades plurais, discutida neste trabalho, por autores tais como, Hoisel (2001), Resende (2001), Huyssen (2002) e Antelo (2002). A partir do propósito dos estudos literários e culturais, foi analisada formação de um discurso crítico pelo viés da memória cultural, pela representação de um acervo literário, com o fim de abranger a literatura brasileira, em conformidade com a literatura produzida pelo encontro das vozes interculturais, periféricas e centrais (étnicas, de gêneros, e de outros grupos). Verificou­se que o caminho da valorização e o lugar da produção literária são intrínsecos à memória cultural e ao acervo literário. Considerou­se, portanto, a preservação e a divulgação do acervo das obras literárias, o dispositivo que fomenta o discurso e o desenvolvimento da crítica cultural, sob a ótica da multiculturalidade brasileira, e por fim, da pluriculturalidade contemporânea embasada no intercâmbio das vozes e das identidades plurais.poropenAccessSistema literárioPatrimônio CulturalO acervo literário e a memória cultural: fontes para os discursos e a formação das identidades pluriculturaisconferenceObject